Friday, February 23, 2007

Seleção natural simulada ensina robôs a cooperar e mentir

Seleção natural simulada ensina robôs a cooperar e mentir

Trabalho com robôs virtuais imita a evolução da comunicação entre os seres vivos

Carlos Orsi

SÃO PAULO - Observando a evolução de 500 gerações de 100 populações, cientistas da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, conseguiram estabelecer algumas hipóteses sobre como e por quê a comunicação evoluiu entre os seres vivos, e como a capacidade de trocar informação pode levar a estratégias para cooperar e enganar. A análise, no entanto, não envolveu formas de vida reais, e sim robôs.

Inicialmente, os pesquisadores usaram robôs virtuais: programas de computador que simulavam não apenas o software de controle das máquinas, mas também o comportamento esperado dos aparelhos, seguindo um modelo de ambiente baseado nas condições dos robôs físicos. Ao final do "processo evolutivo", os programas foram implementados, testados e aprovados em uma geração final de robôs de verdade.

Na fase virtual, os pesquisadores estudaram as mudanças no comportamento de 100 colônias de dez robôs cada. A movimentação das máquinas era definida por programas que podiam se misturar e mudar de uma geração para a outra, numa simulação da reprodução sexuada.

O processo se desenrolou por 500 gerações, em meio a um ambiente no qual existia uma "fonte de alimento", que os robôs precisavam encontrar, e uma "fonte de veneno", que deveriam evitar. O sinal trocado entre os robôs era uma luz azul, que com o tempo evoluiu para significar a proximidade do alimento.

Uma questão que o experimento enfrentou, na prática, foi o efeito da comunicação na sobrevivência do indivíduo e do grupo: afinal, um robô que anuncie onde está a comida corre o risco de ser "pisoteado" pelos demais, já que a fonte de alimento só comporta um número limitado de indivíduos ao seu redor. Já um robô que omita a informação dos demais põe a continuidade da população em perigo.

Em seu artigo, os cientistas notam que "este arranjo imita a situação natural, onde comunicar-se quase invariavelmente gera custos, em termos da geração do sinal e do aumento da competição por recursos".

Parentesco

O estudo determinou que, quando os robôs tinham baixo nível de parentesco, ou a seleção era individual - isto é, os "genes" que compunham os programas individuais não eram compartilhados por todos, ou a geração seguinte de robôs era formada apenas pelos indivíduos mais bem-sucedidos - surgiam estratégias enganadoras: os robôs aprendiam a mentir para os demais, emitindo luz azul quando estavam bem longe da fonte de comida, afastando os outros do alimento.

Já quando o grau de parentesco era alto ou a seleção se dava por grupo - os programas de todos os robôs eram parecidos, ou a geração seguinte era formada não por indivíduos selecionados, mas por representantes escolhidos entre os grupos mais bem-sucedidos - a comunicação evoluía de forma altruísta.

O artigo descrevendo o estudo, assinado por Dario Floreano e colegas, publicado na edição desta quinta-feira, 22, do periódico Current Biology, conclui que "formas sofisticadas de comunicação, incluindo formas de cooperação e sinais fraudulentos, podem evoluir em grupos de robôs com redes neurais simples".

Os pesquisadores descobriram, ainda que, quando um sistema de comunicação se estabelecia entre os robôs, sua presença tendia a impedir o surgimento de sistemas alternativos, mesmo que fossem mais eficientes. Essa determinação pode explicar, sugerem os autores, as ineficiências dos sistemas de comunicação "evoluídos biologicamente".

Fonte:http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/fev/21/183.htm



COMENTÁRIOS:


Uma notícia dessa frequentemente gera temor em algumas pessoas.Elas ficam tentadas a negar a ciência e a não admitir a influência da evolução em determinados comportamentos humanos malignos.Surge então os apelos a autoridade, como o uso das críticas de Stephen Jay Gould a sociobiologia.A verdade é que as pessoas preferem acreditar no mito que uma alma imaterial dotada de total lívre-arbítrio é a única responsável pelas nossas ações.As visões religiosas tem um papel fundamental na disseminação desse mito, como por exemplo, a teologia do livre-arbítrio de Santo Agostinho.

Algumas dessas pessoas criticam a sociobiologia usando a falácia da exclusão do meio-termo, segundo a qual tanto a psicologia evolutiva e a sociobiologia dão munição para se desculpar os crimes de bandidos perigosos.Para essas pessoas, sugiro a leitura de "Tábula Rasa" (Editora Cia das Letras) de Steven Pinker.